+55 21 3550-4400 contato@mottaefaria.com.br

Independência, saúde e dignidade

Foi-se o tempo em que os 30 anos eram símbolo da maturidade e os 40 o portal da velhice. Hoje vive-se mais e melhor. 

Em 100 anos a humanidade mais do que duplicou sua expectativa de vida. Também  o período de atividade laboral se estendeu e a aposentadoria vem sendo postergada. Para os ministros do Supremo Tribunal Federal a idade passou a ser 75 anos.

Bom exemplo mundial é a próxima eleição para a presidência dos EUA, em que os candidatos Donald Trump e John Biden tem, respectivamente, 74 e 77 anos. Ainda no cenário político, a porta voz da Casa Branca Nancy Pulaski tem 80 anos. 

O papel dos idosos na família e na sociedade brasileira também mudou sensivelmente. Hoje 10,53% da população têm 65 anos ou mais, e 19,3% dos lares brasileiros são sustentados por idosos. 

A senhora de coque e o senhor de bengala ficaram nas fotos antigas da família da primeira metade do século XX.  Os desafios e as oportunidades que esta faixa da população enfrenta hodiernamente diferem muito dos do passado.  Hoje, muitos idosos trabalham, mantém uma vida social ativa, se relacionam, consomem, viajam, se engajam em cursos e novos aprendizados. 

Adaptar-se ao mundo digitalizado em que reina a tecnologia significa aderir aos novos meios de comunicação, estar conectado e interagindo socialmente nos meios digitais. 

Gloria Faria 2 de outubro de 2020